Acompanhando Interface Ativa!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O segredo dos gaúchos


Existe um povo que canta mais do que fala. E fala palavras que ninguém entende.

Existe um povo que se veste de maneira estranha. Homens usam calças largas, botas e chapéus engraçados. Além do lenço amarrado ao pescoço... Mulheres usam vestidos compridos, rodados e cheios de frufrus, mesmo durante o dia. Nem as crianças escapam da inusitada indumentária.

O mais intrigante é que tais vestes são usadas com orgulho e tornam, homens e mulheres, muito elegantes, altaneiros, garbosos. É a tal da pilcha. Será esse o segredo?

Curiosidades a marcar os costumes heterodoxos desse povo são inúmeras. Um exemplo claro é um pequeno porongo que abriga um pozinho verde, onde se coloca água quente para obtenção de um líquido fumegante, sorvido através de um canudo de prata e ouro, cheio de pedras brilhantes...Um grupo de pessoas se reúne para tomá-lo, coletivamente, entre conversas ininteligíveis, gritos e risadas. Talvez aí resida o segredo dessa gente, um pozinho verde, que as torna alegres, amistosas, cheias de vida e de saúde. Deve ser muito bom o tal do pó, porque toneladas d’água são usadas, todos os dias do ano, para o ritual. E o nome da coisa é chimarrão, e o pozinho precioso é erva-mate, para quem nunca ouviu falar.

Interessante ressaltar que esse povo ama as suas tradições, não se envergonha de demonstrar amor pela terra em que vive. Gosta de dançar em grandes galpões, ao som de gaitas e violões, chegando a fazer pó no chão batido, que precisa ser molhado para baixar a polvadeira, de hora em hora. É bom lembrar que o traje é imperativo! Minissaia, calça de brim e tênis, nem pensar! Impressionante a resistência desses casais. Começam a dançar às sete da noite e só param quando a manhã já é desabrochada. Deve ser muito bom! Será que aí mora o tal segredo?

Comida então, nem se fala. É pura extravagância! Imagine que cavam um buraco no chão, tocam fogo e assam carne o dia inteiro. E comem o dia inteiro! É por isso que o rebanho, por estas bandas, nunca para de crescer! Tudo por um bom churrasco... Já entendi qual é o segredo!


Por essas razões e por muitas mais é que o povo gaúcho tornou-se ímpar. Por suas peculiaridades que fazem a diferença. Pelo orgulho com que demonstra suas origens. O sotaque, a vestimenta, o chimarrão, o bailado, o churrasco são apenas manifestações externas. Não falemos de guerras, façanhas ou conquistas... Falemos de amor à terra e solidariedade! Brilhante é a alma, forte o sentimento, absoluta e profunda a paixão... eis o segredo dos gaúchos!

Nenhum comentário: