Acompanhando Interface Ativa!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino



Nesta terça-feira, dia 23, às 18h30min, Santiago recebe a exposição "Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino", que ficará em exposição na Estação do Conhecimento. A realização é do Museu de História da Medicina e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul juntamente com sua Delegacia Regional. Visitação até o dia 1º de novembro, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Sábados das 17h às 19h.

A exposição 

Montada pela primeira vez em 2008 na sede do Museu, em Porto Alegre, a exposição recentemente passou a ser itinerante. Após algumas passagens por pontos da capital, a exposição agora viaja pelo interior do RS. Este ano a exposição já esteve em Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e São Gabriel. Depois de Santiago, encerra o ano em São Borja. 

O público poderá conhecer por meio de dois documentários - "Fé" e "Vida" - as histórias das benzedeiras e parteiras retratadas pelo fotodocumentarista Felipe Henrique Gavioli a partir das entrevistas feitas pelo historiador Éverton Quevedo. Além dos depoimentos, são expostas as fotos e biografias dessas mulheres e de médicas que são referência em suas áreas da medicina. Também compõem a mostra as histórias das três primeiras médicas mulheres a formarem-se no Brasil, todas gaúchas. A primeira delas, Rita Lobato, foi também a primeira vereadora.

Mais informações sobre a exposição em 
www.muhm.org.br/mulheres

Fonte: jornalista Letícia Castro. Setor de Comunicação. Museu de História da Medicina do RS

Nenhum comentário: