Acompanhando Interface Ativa!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O poder da comunicação – 61 anos da Rádio Santiago



O significado definidor da palavra comunicação vem do latim, communis, comum e comunicare, tornar comum, compartilhar.

Adotando o mesmo modelo etimológico, encontramos uma definição igualmente clara para o termo informação. Origina-se, também, do latim, in formare, dar forma, enformar, organizar, imprimir significado.

No mundo contemporâneo, a comunicação é fator essencial para a vida. Sem a comunicação não existimos, não somos, não fazemos, não acontecemos, não interagimos.
Faço referência a esses conceitos para lembrar que amanhã, 31 de julho, comemoramos uma data muito especial para todos os santiaguenses. Mais do que isso, para todos que habitam a região e, porque não, para a aldeia em que se transformou o nosso mundo, pelo poder da internet. Há 61 anos, está no ar e, certamente, em nossos corações, uns mais antigos, outros mais jovens, outros ainda bebês, a Rádio Santiago!

Nesse dia ímpar porque raro, o poder da comunicação vai tornar-se muito mais forte, pois a mensagem vai imprimir, além da simples congratulação, a força do afeto, do carinho e da admiração que sentimos pelos homens e mulheres que fazem da Rádio Santiago uma amiga inseparável.

E a amiga que nos acompanha na jornada só é inseparável porque nos conquistou, cumprindo, com brilhante determinação, sua missão de informar, com precisa imparcialidade, de compartilhar conosco o que ouve, sabe, pressente e sente, com a ética do profissionalismo e do cuidado permanente.

Compartir, dividir, estabelecer paridades na diversidade são tarefas difíceis. Só possíveis quando a mão que conduz a partilha é guiada por uma consciência iluminada. Ao longo dos anos de intensa troca com a comunidade, a Rádio Santiago adquiriu sua identidade a partir da proposta de integração, da constante interação com o seu cativo público ouvinte.

Talvez seja esse o maior elogio que podemos fazer à nossa amiga, no dia em que completa 61 anos – dizer que todos nós somos seus ouvintes!

No dia 31, sugiro que todos enviem um cumprimento especial à Rádio Santiago. Liguem, mandem um bilhetinho, um cartão, um e-mail, uma mensagem ao site. Passem pela Rádio e abracem os que ali trabalham. Em agradecimento à amiga de todas as horas!

2 comentários:

Prof Ms João Paulo de Oliveira disse...

Prezada jornalista Nivia Andres!
Parabenizo-a pela homenagem que prestou a Rádio Santiago, bem como aproveito o ensejo para desejar muito vigor para a valorosa Equipe desta prestigiada Rádio, que certamente não mede esforços para oferecer aos ouvintes uma programação de qualidade, prestando relevante serviço de utilidade pública!!!!
Caloroso abraço! Saudações radiofônicas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP


PS - Meu telefone portátil vibrou!!! Preciso dizer quem era?!... Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina (huhum)!!!
Depois de suspirar reiteradas vezes mandou lembranças para o Sr. Leon (não quero nem pensar no bafafá que dará se o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca descobrir esta paixonite da Dona Miquelina)... Ela está com muitas saudades da Senhora e nunca a esquece nas suas orações, quando vai habitualmente, às quartas-feiras, à Cripta da Catedral da Sé, no período vespertino, desfiar o Santo Rosário, rogando a intercessão do poderoso Cacique Tibiriçá e da Nossa Senhora de Guadalupe!!!!
Ela quer saber se a Rádio Santiago transmite radionovela e também se irradia programa de aconselhamento sentimental...
Como sempre a ligação foi interrompida de supetão...

Cristina disse...

O professorJP não podia perder esta oportunidade..kkkkkkk E eu também fiquei curiosa para saber se a Radio Santiago tem esses programas, pois estou precisando de urgente ajuda sentimental..rss
Parabéns a Rádio de Santiago.
bjos Nivia.