Acompanhando Interface Ativa!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Henrique Fuhro


Há alguns dias estive no MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul, para apreciar a Mostra Panôramica sobre Henrique Fuhro, artista gaúcho que confesso, não conhecia. Bela obra, surpreendente, instigante. Cativou-me, também, pela pincelada precisa e pelo uso das cores vibrantes em suas telas. Pintor, gravador e desenhista, Fuhro (1938-2006) foi um artista conectado com o seu tempo e sensível a questões universais, não só às paroquiais.

Henrique Fuhro tem trabalhos em importantes coleções de arte pelo mundo afora e participações em algumas edições da Bienal Internacional de São Paulo, porém, não está entre os artistas plásticos mais conhecidos e reverenciados no Rio Grande do Sul. Por isso, a mostra no MARGS, aberta até 27 de fevereiro, é uma excelente oportunidade para conhecer o trabalho de um autor que teve muito a expressar sobre o espírito de sua época, retratista da condição humana por trás das máscaras do cotidiano, e para além de qualquer geografia.

Um comentário:

Prof Ms João Paulo de Oliveira disse...

Prezada jornalista Nivia Andres!
Muito oportuna sua iniciativa em trazer à baila. no seu espaço cibernético. o artista Henrique Fuhro, bem com algumas de suas belas obras, que nos permitem divagar sobremaneira!
Saudações artísticas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP