Acompanhando Interface Ativa!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Em Brasília, 19 horas...

O bordão, ouvido desde 1935, com a criação do programa radiofônico A Voz do Brasil, pelo governo federal, para divulgar os atos dos três poderes, tende a desaparecer, já que o Senado aprovou, ontem, flexibilização da lei que obriga as rádios comerciais, educativas e públicas a transmitirem o programa às 19h.

Agora, as emissoras comerciais poderão escolher horários compreendidos entre as 19h e 22h para veicular o programa.

O Poder Executivo ainda poderá regulamentar a dispensa total das rádios colocarem no ar o programa, em casos excepcionais, como a transmissão da Copa do Mundo de Futebol. O projeto aprovado pelo Senado segue agora para a Câmara dos Deputados.

É uma bobagem enorme conservar a obrigatoriedade de transmissão do programa A Voz do Brasil pelas rádios comerciais. Talvez em 1935, quando de sua criação, a atitude fosse interessante, porque não havia rede de comunicação suficiente para veicular as notícias originadas dos três poderes. Mas, em pleno século XXI, com a diversidade de plataformas midiáticas digitais à disposição de cada poder da República, tal atitude não se justifica, só onera as rádios comerciais, que ficam privadas de veicular programação própria no horário nobre, inclusive transmissões de jogos de futebol, sabidamente com grande audiência e gordos patrocínios.

Ademais, A Voz do Brasil é o programa mais chato do rádio nacional.

3 comentários:

Prof Ms João Paulo de Oliveira disse...

Prezada jornalista Nivia Andres!
Finalmente uma notícia auspiciosa!
O mais desalentador neste anacrônico programa radifônico obrigatório foi tornar a belíssima abertura da Ópera "O Guarani", do nosso notável patrício Carlos Gomes, associada a algo que tentamos fugir, com faziam nossos distantes ascendentes, quando fugiam aterrados dos predadores, nas savanas do Continente Africano.
Calorosas saudações aliviadas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

José María Souza Costa disse...

Essa voz do Brasil... Bem passei aqui lendo o seu blog.Belissimo. Estou lhe convidando a visitar o meu blog, muito simplório por sinal, e se possivel seguirmos juntos por eles.
estarei grato esperando por vc, lá
Abraços

João disse...

KKK, sempre achei que aa vozes vinham do fundo de uma lata. Sempre aquele som choco e monocórdico.
Abs
João