Acompanhando Interface Ativa!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

13 + 10 + 10 = 33 mineiros de volta à vida!

Tenho acompanhado, desde o início, em cinco de agosto, o drama vivido pelos 33 mineiros chilenos que ficaram presos, após acidente subterrâneo, a 622m de profundidade, na mina de San José, em Copiapó, no deserto de Atacama. Desde a confirmação de que todos estavam vivos e em boas condições físicas, um formidável aparato tecnológico de engenharia, medicina e comunicação foi montado para dar assistência aos mineiros e providenciar o difícil resgate.

Ontem, após 69 dias de trabalho ininterrupto, começou, enfim, o resgate, ao qual assisti através da chilena TVn 24h - uma bela cobertura jornalística, com a programação inteiramente voltada para o evento.

Antes da meia-noite do dia 12, começou o resgate, após exaustivos testes com a cápsula denominada Fenix, que traria os mineiros, finalmente, à superfície. Os mais fortes vieram primeiro. E foram calorosamente recebidos e longamente abraçados pelo presidente Sebastián Piñera, que não se afastou um momento sequer do sítio - juntamente com sua esposa e outros membros do ministério, dando assistência, confortando e animando os familiares que aguardavam os resgatados com enorme expectativa e emoção. Postura digna e elogiável de um estadista que realmente ama e se preocupa com o bem-estar de seus compatriotas! Bem diferente do governante brasileiro que, do alto de seus propalados 80% de popularidade não animou-se a chegar perto de seus patrícios quando passaram pela tragédia das enchentes em Alagoas, Rio de Janeiro e Santa Catarina, preferindo observar a extensão da tragédia do alto, a bordo de um helicóptero...
Não posso deixar de comentar (e o mundo todo está fazendo isso!) a notável performance do segundo mineiro a ser resgatado - Mário Sepulveda. Ao sair da cápsula, explodiu de alegria, puxando o grito de guerra dos chilenos: Chi - chi - chi - le - le - le! Viva Chile! Los mineros de Chi - lê! Abraçou efusivamente as autoridades e presenteou-as com pedras de minério que trouxe das profundezas.

São 13h25min do dia 13 de outubro e o 17º mineiro acaba de ser resgatado. A operação deve estender-se até a noite, quando todos os 33 do grupo já terão sido içados, juntamente com os cinco socorristas que desceram para auxiliá-los e prepará-los para uma subida segura.

Viva a vida! Viva o Chile! Naturalmente que o bom termo dessa saga emocionante foi brindado com uma taça de vinho chileno!

Um comentário:

Prof Ms João Paulo de Oliveira disse...

Prezada jornalista Nivia Andres!
Graças aos fantásticos recursos tecnológicos da contemporaneidade, a pertinácia dos envolvidos no processo de resgate dos mineiros e a intercessão incisiva do grande Timoneiro Mor chileno, um autêntico ESTADISTA, os mineiros chegaram incólumes a superficie, após o angustiante período de espera...
Desejo intensamente que as sequelas deste longo período de confinamento se dissipem com celeridade!!!!...
Calorosas saudações jubilosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP