Acompanhando Interface Ativa!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sobre baleias e sereias...

Hoje, no Segundo Caderno do jornal Zero Hora, há uma crônica impagável da escritora Cláudia Tajes, chamada "Baleias e sereias". O mote foi uma baleia de 25 toneladas, encalhada na praia de Capão da Canoa, no litoral gaúcho, há alguns dias. Embora o esforço de biólogos e de muita gente que entende desses animais marinhos, a gorduchinha encalhou ali porque era a sua hora, dizem outros que também entendem do riscado...Pois bem, a Cláudia aproveitou o tema e vejam só o que saiu...

"Maior que o esforço para desencalhar a baleia de Capão, só mesmo a quantidade de comentários de duplo sentido sobre baleias encalhadas que se ouviu. A aventura não terminou bem, apesar do trabalho incansável do pessoal do resgate e da torcida de todos. Ainda assim, aí vão algumas das histórias que me chegaram. Com todo o respeito, para não perder a piada nem os amigos.

Uma leitora um pouco acima do peso mandou a própria foto de biquini com a legenda: encalhei há 15 anos e ninguém se mexe para me salvar. Um caxiense pintou a placa que pretende instalar em Curumim: "Baleias e golfinhos, desencalhem aqui." Uma amiga portuguesa passou um texto de autoria desconhecida, desses que circulam pela internet. Repasso com pequenas alterações por problemas de espaço.

"Neste verão, queres ser sereia ou baleia?" Assim um cartaz com a foto de uma moça espetacular anunciava aulas de ginástica em uma cidade da França.

Consta que uma mulher jovem-madura, cujas características físicas não interessam, respondeu a propaganda como segue abaixo.

"Estimados senhores, as baleias estão sempre rodeadas de golfinhos, leões-marinhos, humanos curiosos. Têm uma vida sexual muito ativa, engravidam e geram baleiazinhas lindas, às quais amamentam. Enchem a barriga de camarões. Brincam e nadam, sulcando os mares e conhecendo a Patagônia, o Mar de Barens e os recifes de coral da Polinésia. Cantam muito bem e até gravam CDs. São queridas, defendidas e admiradas por toda a gente.

As sereias não existem. E, se existissem, fariam fila nos psicanalistas com um grave dilema de personalidade, mulher ou peixe? Não têm vida sexual, porque matam os homens que delas se aproximam. Por isso, também não têm filhos. São bonitas, é verdade, mas solitárias e tristes. Além do mais, quem namoraria uma garota que cheira a bagre?

Para mim está claro, quero ser baleia. Nessa época em que os meios de comunicação martelam a ideia de que apenas as magras são bonitas, prefiro desfrutar de um sorvete com os meus filhos, de um bom jantar com um homem que me encante, de um café e bolos com os meus amigos. Com o tempo, as mulheres ganham peso porque a informação já não lhes cabe na cabeça, e então se espalha pelo corpo inteiro. A conclusão é que não ficamos gordas, mas tremendamente cultas. A partir de hoje, quando enxergar seu traseiro no espelho, relaxe e pense: Meu Deus, que inteligente eu sou."

3 comentários:

Prof Ms João Paulo de Oliveira disse...

Prezada jornalista Nivia Andres!
Ao terminar de ler a crônica fiquei propenso a refletir sobre os motivos que nos impedem de ficarmos satisfeitos com a maneira como somos, com quilos a mais ou a menos!!!... Torna-se patético, no meio cibernético, quando nos deparamos com pessoas, que não aceitam o estado de obesidade exacerbada que as acomete e procuram enaltecer o corpo esbelto que tinham 30 ou 40 anos atrás, procurando fazer com que seu interlocutor virtual acredite que esta pessoa ainda é um "Apolo" ou "Afrodite"!!!...
Calorosas saudações transparentes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

João disse...

Adorei a resposta da mulher "jovem/madura".
Realmente, parece que as belas sereias, magríssimas que enfeitam as revistas da moda são todas assexuadas!
JB

CrisFonseca disse...

Cara Nivia.

Ser baleia ou sereia é uma opção de cada um (a),mas quando começa a ser um problema, é hora de mudar.
Acho que nem um nem outro extremo é bom. O ideal é cada um seguir seu médico e ser feliz.
Este foi um comercial da Runner que gerou polêmica e a resposta muito inteligente dessa gordinha de bem com a vida.
bjosss