Acompanhando Interface Ativa!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

EPÍSTOLAS PAULIANAS

Conheci o Professor João Paulo de Oliveira quando ele começou a publicar suas crônicas no blog de Edward de Souza, onde ambos éramos colaboradores. Como eu era coeditora daquele blog e tinha a responsabilidade de publicar os textos, sugeri-lhe que desse um nome às belas epístolas que escrevia. Decidimos chamá-las de EPÍSTOLAS PAULIANAS. Depois de tantas lindas missivas, também tive a honra de ser a destinatária de uma. Ei-la:


EPÍSTOLAS PAULIANAS

CONVERSANDO COM A JORNALISTA NIVIA ANDRES

Diadema, minha amada cidade, 24 de agosto de 2010.

Prezadíssima jornalista Nivia Andres!

Esta fantástica tecnologia, que veio para revolucionar nosso modo de vida, bem como possibilitar aprendizagens e contatos sociais inimagináveis poucas décadas atrás, ainda deixa-me fascinado, porque seria remotíssima a possibilidade de ter a prerrogativa de conhecer uma pessoa tão supimpa, como a Senhora, se não fosse o mundo cibernético!!!!...

Graças a sua maravilhosa e argutíssima verve tenho o deleite de ver as missivas que escrevo receberem o título “Epístolas Paulianas”, além de sempre incentivar-me a escrever mais, com o escopo de reuni-las num livro!!!!...

Embora ainda não a conheça em carne e osso, parece que somos amicíssimos desde o tempo que vivíamos em Atenas, tendo como contemporâneo o inigualável filósofo Sócrates e eu não via a hora de encontrá-la para dizer-lhe, maravilhado, o que tinha aprendido com o nosso Mestre!!!!!!!...
Felizardos são seus entes queridos e amigos, porque têm o deleite de conviver com um ser vivente, como a Senhora, que dignifica a espécie Homo Sapiens, fazendo a diferença na vida das pessoas, tecendo sensatas ponderações e alentando-nos em momentos de aflições e incompreensões!!!!...

Como é do seu conhecimento sou incrédulo, todavia tenho uma amiga, a Dona Miquelina (beata zelosa), que é também sua fã de carteirinha, bem com sua fiel copeira, a Hermenegilda e o noivo, o bombeiro Godofredo, além é claro do futuro marido da minha amiga beata zelosa, o Coronel Epaminondas Albuquerque Pinto Pacca!!!!... Todas as quartas-feiras a Dona Miquelina vai à Cripta da Catedral da Sé e nunca a esquece nas suas orações, pedindo a intercessão do poderoso cacique Tibiriça e da Nossa Senhora de Guadalupe para que nenhum sortilégio a atinja, bem como afaste deixando a incontáveis léguas de distância pessoas perniciosas e maledicentes!!!!!!... Tenho outros amigos, o João Batista Gregório e a Cristina Fonseca, que também a tem em alta estima e consideração!!!!...

Meu telefone portátil vibrou!!!!... Preciso dizer quem era?!... Claro que era a Dona Miquelina (huhum)!!!!!... Antes que ela começasse a falar, disse-lhe que estava escrevendo para a Senhora!!!!!... Ela ficou jubilosa e pediu para dizer-lhe que amanhã desfiará um Rosário inteiro para que as forças ocultas jamais cheguem nos seus domínios meridionais e iluminem seus patrícios para que reflitam bem e confiem mais uma gestão, deixando a valorosa Governadora Yeda Crusius continuar no timão!!!!... Falando na Governadora do seu pujante Estado Meridional, a Senhora sabia que ela veio à luz no ano que minha amada imortal, Gene Tierney, brilhava na fascinante Arte das Imagens em Movimento, personificando a inesquecível Laura Hunt, na película “Laura”?!... Ela disse-me ainda que continua a todo vapor na campanha do seu ídolo, o destemido economista José Serra, porque tem convicção que ele será nosso próximo Timoneiro Mor, tendo em vista que a “cegueira branca” que acomete os pretensos eleitores da “bruxa má do oeste” será curada antes do glorioso dia 3 de outubro de 2010!!!!!... Depois do pleito a Cruella de Vil irá para a P... Patagônia para aterrorizar os desvalidos pingüins com o escopo de tirar suas peles... A ligação foi interrompida de supetão!!!!... Por Dionísio, como sofro ao ser um aparelho desvalido não sindicalizado, porque não posso ser responsabilizado pelos mexericos da Dona Miquelina!!!!...

Folguedos a parte, esta foi a forma que encontrei para expressar o grande apreço que tenho pela Senhora!!!!!... Que a deusa da Justiça e da Sabedoria a tenha como pupila sempre!!!!...

Do seu fã nº 1 (Ché, nem quero ver o bafafá, quando os seus incontáveis fãs souberem!!!!!... Max!!!!!... Traga meus sais centuplicados!!!!...

Caloroso abraço! Saudações respeitosas!

Até breve...

João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

*As belas imagens que ilustram a epístola são de autoria de Cristina Fonseca, a mesma artista que produziu a arte do meu blog (Nivia Andres).

3 comentários:

CrisFonseca disse...

Cara Nivia.
O professor João Paulo de Oliveira é um epistógrafo de mão cheia e graças aos seus préstimos, ele pode ressuscitar essa modalidade de escrita.
Suas epístolas homenageiam pessoas do passado e do presente, enfocando fatos relevantes da história, com preciosas dicas de cinema,de forma peculiar e engraçada.
Sinto-me honrada em poder contribuir com minha despretenciosa arte.
Parabéns pela homenagem, muito merecida e pelo reconhecimento do
trabalho literário do mestre João Paulo, neste seu espaço.
abços

Prof Ms João Paulo de Oliveira disse...

Prezadíssima jornalista Nivia Andres!
Que deleite inefável saber que a Senhora apreciou a Epístola Pauliana que lhe dediquei!!!!!...
Sinto-me honradíssimo com a deferência, porque a partir de agora o seletíssimo grupo de passageiros, que embarcam no seu imperdível vagão do Expresso Oriente também têm ciência do grande apreço que lhe dedico, porque a Senhora faz a diferença no mundo cibernético e a considero como se fosse realmente meu Anjo da Guarda digo Fada Madrinha digo minha Mentora Mor, que sempre com sua sapiência me possibilita ter outros viéses para situações que precisam da ação incisiva de uma diplomata nata como a Senhora, além das suas sensatas ponderações em fatos cruciantes que afetam nosso modo de vida, principalmente no nosso amado Reino digo Pátria, que ainda tem palmeiras e sabiás!!!... Como é do seu conhecimento venero sobremaneira nosso saudoso, amado e erudito Imperador D. Pedro II e a imagino como Diplomata dileta da Corte do 2º Reinado!!!!...
Respeitoso abraço! Saudações Alcantaraianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

João disse...

Professor, desconfio que se o senhor fosse um crédulo, não seria tão interessante! kkkk
Que a paz do Senhor desça sobre ti.
João Batista Gregório (que não é, e nunca foi, o "Barrios)