Acompanhando Interface Ativa!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Calor!

Altas temperaturas têm marcado o verão no Rio Grande do Sul, especialmente no primeiro mês de 2010 e que, parece, vão continuar fevereiro adentro... Os meteorologistas (profissão que admiro muito) frequentemente, informam a sensação térmica que acompanha a temperatura. Neste momento, 11h40min, a temperatura, em Porto Alegre, é de 31ºC e a sensação é de 37ºC. Sempre me intrigou a maneira como é calculada a sensação térmica, por isso fui investigar. Tem a ver com a umidade do ar, que, agora, é de 70%. Quanto mais alta a umidade do ar, maior é a sensação de calor. No inverno, para medir a sensação térmica, entra a variável da velocidade do vento. Mas não me perguntem qual é a fórmula nem como se faz o cálculo. Dirijam-se aos meteorologistas!

Sempre apreciei o verão. Sol, calor, praia, luz, cor, pouca roupa... Mas o calor excessivo é desagradável. O consolo reside, ainda, em que detesto o frio!

3 comentários:

Prof Ms João Paulo de Oliveira disse...

Prezada jornalista Nívia Andres!
Apesar do desconforto seu estado meridional tem as estações do ano bem definidas, porque o verão e abrasador e o inverno necessita de calefação interna.
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

Prof Ms João Paulo de Oliveira disse...

Prezada jornalista Nívia Andres!
Esqueci de comentar anteriormente, que aprecei sobremaneira a fotografia dos "bebezinhos", que chegam às praias meridionais e ficam desnorteados, nesta época do ano, com o calor abrasador!
Enquanto isto aqui nos domínios da valorosa nativa Bartira e do seu destemido pai Tibiriça, chove torrencialmente causando desgraças as desvalidas pessoas, que moram em áreas sujeitas a enchentes, bem como em situações de risco.
Nossos governantes investem maciçamente na prevenção de enchentes, mas infelizmente a região metropolitana de São Paulo cresceu desordenadamente, tornando os investimentos públicos inócuos devido a dimensão do cruciante problema.
O que nos espera?!...
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

PS - Moro no 13º andar de um condomínio, na área central do município de Diadema-SP. A intensidade do temporal de ontem foi de tal monta, que entrou água pelas frestas da janela do quarto da minha neta e do meu filho... Somente não entrou no meu aposento, porque tem janela antirruído...

J. Morgado disse...

Olá Nivia


O calor aqui na Baixada Santista mais especificamente em Mongaguá, está sufocante. Vai de 30(pela manhã) a quase 40 graus (na parte da tarde). Não saio nem no portão de minha casa.
A partir da 17 horas, a brisa marítima se faz presente. Um alívio para meu velho esqueleto.

Um fraterno abraço

Paz. Muita Paz.

J. Morgado