Acompanhando Interface Ativa!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Memória das trevas

Ainda não se tem ideia do que causou o apagão que deixou quase metade do território brasileiro às escuras, ontem à noite. As autoridades continuam negando que o problema tenha acontecido na hidrelétrica de Itaipu, a maior geradora de energia para o Brasil e o Paraguai. Especula-se que a treva tenha advindo de pane nas linhas de transmissão do sul e do sudeste. A energia só foi restabelecida totalmente no começo da manhã, às 5h.

Espera-se, agora, a palavra do Operador Geral do Sistema, para esclarecimento das causas do sinistro. De qualquer maneira, alguma coisa não vai bem no sistema. Acidente atmosférico ou qualquer outra explicação plausível não podem esconder que a gestão do sistema de transmissão ainda é frágil.

Fica a indagação. Um país que pode ficar no escuro por horas a fio sem saber por quê, com autoridades incapazes de dar explicações e que ignoram os meios eletrônicos existentes para informar o que se passa (não havia uma linha sobre o assunto nos sites oficiais do governo), está com um grande problema. Há que se recuperar a memória das trevas.

Nenhum comentário: