Acompanhando Interface Ativa!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Saiba como economizar energia dentro de casa


Economizar energia faz bem. Para o bolso e para a qualidade de vida, nossa e do planeta. Algumas sugestões úteis que podem resultar em boas medidas de economia:

Prestar atenção nas lâmpadas e nos aparelhos ajuda a evitar um conta de luz mais salgada.

Lâmpadas: aproveite a iluminação natural, abrindo cortinas e janelas. Locais que não estão sendo usados dispensam lâmpadas acesas. Lembre-se de que pinturas escuras dentro de casa exigem mais iluminação, gerando maior consumo de energia. Em locais de grande circulação (cozinha, área de serviço, banheiro) procure utilizar lâmpadas fluorescentes, que duram mais e reduzem o gasto com energia.

Geladeira e freezer: mantenha o aparelho desencostado de móveis ou paredes, em local arejado e distante de fontes de calor (fogão, luz solar etc.). Evite o "abre e fecha" das portas, que provoca grande consumo de energia e não a deixe aberta por longo tempo. Descongele periodicamente.

No inverno, regule o termostato do equipamento na menor potência, pois, nesse período, a temperatura não precisa permanecer tão baixa. Saiba que não se deve pendurar roupas na parte traseira do refrigerador. Verifique se a borracha de vedação da porta está em perfeito estado.

Não coloque alimentos quentes no interior da geladeira, nem forre prateleiras com toalhas, tábuas, plásticos etc., que prejudicam a circulação do ar frio. Siga rigorosamente as orientações fornecidas pelo fabricante do aparelho.

Ferro de Passar: acumule a maior quantidade possível de roupas e passe-as de uma só vez, evitando ligar o ferro constantemente. Siga a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Passe primeiramente as peças que necessitam de baixas temperaturas e vá regulando o aparelho à medida que os tecidos forem necessitando de mais calor para serem desamassados. Antes de terminar o trabalho, desligue o ferro, aproveitando o calor restante para passar peças leves e pequenas.

Chuveiro Elétrico: evite banhos demorados. Limpe os orifícios de saída de água regularmente. Mude a chave do chuveiro de inverno para verão nos dias quentes. Faça isso com o aparelho desligado.

Ar-condicionado: Procure os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. Eles fazem uma boa diferença na conta de energia, principalmente no verão, quando o ar-condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa. Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente. Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho. Quando instalar o aparelho exposto aos raios solares, instale uma proteção, sem bloquear as grades de ventilação. Desligue-o sempre que se ausentar por muito tempo do local onde o aparelho estiver instalado. Só ligue o ventilador quando estiver no ambiente.

Televisão: desligue o aparelho quando ninguém está assistindo e não durma com a TV ligada. Caso o aparelho disponha de "timer", programe-o adequadamente. Não deixe a TV no stand-by.

Máquinas de lavar e secar: utilize-as em sua capacidade máxima, porém, sem sobrecarregá-las. Mantenha os filtros limpos. No caso das lavadoras, a quantidade de sabão deve ser adequada, de acordo com o indicado pelo fabricante. Mantenha o nivelamento dos aparelhos em relação ao chão.

Torneira elétrica: evite ligá-la e desligá-la constantemente. Ensaboe todas as peças e só depois enxágüe. Habitue-se a fazer uma manutenção periódica em toda parte de fiação elétrica e dos equipamentos da residência.

Aparelho de som: Ouça a música, mas, se deixar o local, desligue o aparelho.

Boiler (aquecedor de água central): Compre o aparelho que atenda melhor às suas necessidades. Dê preferência a aquecedores equipados com controle de temperatura. Instale o aquecedor perto dos pontos de consumo e isole adequadamente as canalizações de água quente. Nunca ligue o aquecedor vazio à rede elétrica. Para verificar se está vazio ou não, abra as torneiras de água quente.

Computadores: Mantenha acionado o Energy Stay, utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não está sendo utilizado. Não deixe os acessórios do computador ligados sem necessidade.

Torne essas medidas um hábito.

Fontes: Procon-SP e Cemig

2 comentários:

la_gaviota disse...

LA VERDAD ES QUE NO ENTIENDO POR QUE LOS GRANDES ALMACENES DE ELECTRODOMESTICOS, MANTIENE TODOS LOS TELEVISORES PRENDIDO, CREO QUE A ESTAS GRANDES TIENDES, DEBEN MULTARLAS, POR EL USO DE LA ENERGIA CONSTANTE, UN ABRAZO

Anfermam disse...

Bom dia Nivia

Otimo trabalho de pesquisa do assunto, muito bom mesmo!

Eu tive uma experiência dificil com ar condicionado de hotel. Estava no IBIS de Aracaju e inadvertidamente não percebi que o termostato do ar condicionado chamado de "Split" estava no máximo. Eu vivo em Vila Velha,metrópole Capixaba e habitualmente nossa roupa de dormir é muito leve, normalmente pijamas de seda e outros tecidos confortáveis e de calças curtas.
Ora naquela noite acordei sem ar, estava com as vias respiratórias, a laringe ou algo dela que se colara penso eu. Corri para o banheiro e deixei aquela água quente do IBIS que é instantânea cair em meu pescoço e logo o ar me voltou.
Agasalhado corri a desligar aquele gelo que se tornou o meu quarto. E ali tremendo a noite vi a morte de perto e por causa de um desperdício.Estivesse eu atento a economia, certamente não passaria por esta aflição.
Alem dos conselhos uteis ao bolso eu diria que são conselhos bem uteis a propria vida.
Anfermam