Acompanhando Interface Ativa!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Professora Rosane Vontobel Rodrigues vai receber o Troféu Ana Terra

A professora mestra Rosane Vontobel Rodrigues, do curso de Letras da URI Campus de Santiago, vai receber, no próximo dia 9 de março, às 15h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o Troféu Ana Terra, láurea destinada às mulheres que se destacam em atividades na administração pública ou privada, em programas sociais ou na promoção da cidadania, nos municípios ou nas regiões onde vivem. Ela foi indicada pelos municípios que têm assento no Corede Vale do Jaguari.

Criado pela Coordenadoria Estadual da Mulher, órgão ligado ao gabinete da Governadora, em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), o troféu é inspirado na personagem Ana Terra, da obra O Tempo e o Vento, do escritor Erico Verissimo. A dedicação, o amor e a perseverança com que a personagem defende seus ideais são comparados ao trabalho desenvolvido pelas mulheres escolhidas para receberem o prêmio.

A professora Rosane Vontobel Rodrigues recebe uma justa homenagem - além de dedicar-se à educação há 32 anos, é fundadora da URI Campus de Santiago e da Escola de Educação Básica da URI e atualmente coordena um projeto literário de grande relevância e repercussão - Santiago do Boqueirão, seus poetas quem são?, destinado a investigar e resgatar a história e a produção literária dos escritores santiaguenses, instigado pela percepção de que ainda não existe, no âmbito acadêmico, um estudo sobre a produção literária local. Já foram publicadas as obras dos escritores Oracy Dorneles, Lise Maria Fank, Antônio Manoel Gomes Palmeiro, Ataliba de Lima Lopes, Márcio Brasil e Ayda Bochi Brum.

Na solenidade de entrega do Troféu Ana Terra, a professora Rosane Vontobel Rodrigues vai falar em nome de todas as mulheres homenageadas.

Nenhum comentário: