Acompanhando Interface Ativa!

sábado, 7 de março de 2009

Cerimonial e Protocolo

O Centro Empresarial de Santiago vai realizar, nos dias 27 e 28 de março, curso de Cerimonial e Protocolo, destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar nas áreas de cerimonial e protocolo, planejamento e organização de eventos.

Programa: Conceito de cerimonial e protocolo, normas para aplicação do protocolo, análise dos decretos federal e estadual, ordem de precedência dos estados, hinos, bandeiras, cerimônias públicas e privadas, critério para elaboração de listas de convidados, mestre de cerimônia, roteiro, discurso, convites e sobrecartas, forma de preenchimento de sobrecartas, montagem de mesas, cerimonial de solenidades, posses, inaugurações, congressos, formaturas, etc, normas de cerimonial público na esfera federal, estadual e municipal, perfil profissional, trajes,tipos de cumprimentos, limite entre o social e o profissional.

Carga Horária: 12h
Data: 27mar, sexta-feira, das 19h30min as 22h30min e 28mar, sábado, das 9h às 12h e das 13h30min as 18h30min
Local: Salão de Eventos do Centro Empresarial de Santiago
Investimento: R$ 120,00 (para sócios do CES - duas parcelas no boleto ou cheque) e R$ 150,00 (para não-sócios - duas parcelas no cheque)
Facilitador: Airton Santos Vargas Jr., especialista em Cerimonial e Protocolo, chefe do cerimonial do Palácio Piratini e da Assembléia Legislativa em várias oportunidades.

Essa é uma boa oportunidade para qualificar os responsáveis pelo cerimonial do Executivo e do Legislativo, de Santiago e da região, pois temos presenciado inúmeras falhas em matéria tão simples, apenas por desconhecimento das normas. Profissionais que atuam em entidades e instituições privadas também podem aproveitar a ocasião para ampliar os conhecimentos sobre cerimonial e protocolo.

A Prefeitura de Santiago possui regulamentação sobre o assunto - as Normas do Cerimonial Público Municipal, sistematizadas através de Decreto na administração do prefeito Vulmar Leite. Se o documento fosse observado, não haveria "gafes" na condução das cerimônias de natureza oficial.

Nenhum comentário: