Acompanhando Interface Ativa!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Informática na Escola & Educação de Jovens e Adultos

Uma das ferramentas mais importantes na educação atual, sem dúvida, é a informática, que coloca alunos e professores em contato direto com a informação e o conhecimento. Esse instrumento precioso que democratiza e torna de fácil acesso a informação só tem seus efeitos positivos se os professores estiverem capacitados a manejá-lo.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul oferece capacitação a professores sobre uso da informática na escola através da secretaria da Educação (SEC), por meio dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), proporciona, permanentemente, formação para professores sobre uso da informática como ferramenta pedagógica. Para se inscrever nas capacitações, os interessados podem procurar os NTE’s pertencentes as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s) localizadas em diferentes regiões do Estado. Os contatos estão disponíveis no site http://www.educacao.rs.gov.br/

A formação continuada de educadores visa incentivar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento de atividades curriculares. Além de promover cursos para qualificação dos professores gaúchos, o governo do Estado está abrindo novos espaços informatizados nas instituições de ensino.

Até 2010, estão previstas, dentro do Programa Estruturante Boa Escola para Todos, a abertura de 850 novas salas de aula digitais. Atualmente, já existem cerca de 1,7 mil ambientes para uso da informática nas escolas estaduais.

Educação de Jovens e Adultos

Os municípios que vão participar do Programa Brasil Alfabetizado tem até o dia 28 de fevereiro para informar a demanda de alunos para a edição deste ano do programa. Os dados deverão ser encaminhados para a Secretaria Estadual da Educação (SEC), por meio das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Com as informações, serão definidas as localidades de atendimento e o número de turmas de alfabetização de jovens e adultos.

O Governo do Estado, a partir da SEC, é responsável por promover o programa no Rio Grande do Sul. A iniciativa é desenvolvida em todo país pelo Ministério da Educação (MEC). Para 2009, a previsão é atender mais de 1,5 mil gaúchos que não tiveram oportunidade de frequentar a Educação Básica ainda na infância/adolescência. As aulas terão início no dia 2 de março, juntamente com o calendário letivo da rede estadual, e poderão ocorrer em escolas públicas, centros comunitários e espaços de eventos.

O Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos é uma iniciativa louvável porque inclui na sociedade produtiva muitos cidadãos que antes não tinham perspectivas de crescimento pessoal e profissional por não terem acesso ao processo de alfabetização. Esperemos que haja turmas e vagas disponíveis para todos.

Nenhum comentário: