Acompanhando Interface Ativa!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Arte no concreto

Estamos tão acostumados à mesmice, à cópia e à cópia da cópia que nos surpreendemos quando aparece algo novo, formas insólitas que fogem do convencional corriqueiro ao qual nossos olhos já se acostumaram, por falta absoluta de novidade. Por isso, me alegrei ao deparar com um projeto de construção que foge aos padrões. O autor é o arquiteto Isay Weinfeld, de São Paulo, que acaba de somar mais um prêmio à sua carreira, mas este tem características especiais: é um prêmio internacional a um prédio residencial que só começa a ser construído daqui a quatro meses - o Edifício 360°, que vai ser erguido na Avenida Cerro Corá (zona oeste de São Paulo).

Weinfeld recebeu o Future Projects Awards, da mais respeitada revista inglesa de arquitetura, Architectural Review, concorrendo com grandes nomes internacionais. Ele foi vencedor não apenas na categoria para projetos residenciais, mas também “overall winner”, o melhor entre todas as categorias.

O 360° é candidato a se tornar um novo símbolo da cidade, com as quatro fachadas formadas por caixas que se acoplam à estrutura criando um ritmo assimétrico. Ele se distingue bastante do modelo “neoclássico” predominante em muitos empreendimentos imobiliários, com sua fachada de formas quadradas e vidros azuis.

As caixas serão pré-moldadas, em vez de concretadas diretamente na estrutura. Um quarto dos apartamentos foi adquirido por investidores e não moradores, o que mostra que há uma aposta em sua valorização. Com o prêmio dado ao projeto, essa aposta se tornou ainda mais consistente.

Nenhum comentário: