Acompanhando Interface Ativa!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pesquisa do Ipea confirma rápido envelhecimento da população brasileira

Pesquisa feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) indica que a população brasileira envelhece rapidamente. O estudo estima que, em 2040, haverá no Brasil 55,5 milhões de pessoas idosas. Em três décadas, os brasileiros com mais de 60 anos serão 27% da população - um contingente com força para definir, por exemplo, uma eleição presidencial.

Os dados apontam para a uma necessidade urgente: é preciso planejar o financiamento das políticas públicas voltadas para o idoso que sejam eficazes e funcionem.

Alguns dos números levantados pelo Ipea:

1950: Nesse ano, havia no Brasil apenas 2,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos. O contingente representava escassos 4,3% da população;

2000: Há oito anos, os idosos eram contados em 14,5 milhões - 8,6% da população;

2040: Em 32 anos, os idosos formarão um contingente de 55,5 milhões de brasileiros - 26,8% da população.

A pesquisa foi realizada por quatro profissionais do Ipea - Luciana Laccoud, Luseni Aquino, Analía Soria e Patrícia Dario El-Moor. Os resultados estão no livro"Envelhecimento e Depedência: Desafios para a Organização da Proteção Social", que foi lançado ontem.

Helmut Schwarzer, secretário de políticas do Ministério da Previdência, compareceu ao lançamento do livro e reconheceu que o governo precisa aprofundar os estudos e o planejamento de novas políticas para o idoso. Mas não soube explicar de onde sairão os recursos, a não ser a possibilidade de utilizar os possíveis dividendos das futuras explorações do pré-sal...

Nenhum comentário: