Acompanhando Interface Ativa!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

It's time!

Analistas políticos prevêem vitória esmagadora do senador democrata Barack Obama sobre o republicano, também senador John McCain nesta terça-feira. Entre 26 estudiosos da política local, 25 apostam na eleição do democrata. Quase todos acreditam que Obama terá mais de 300 votos dos delegados.

Apoiados nas pesquisas de intenção de voto, que até ontem mostravam vantagem do candidato democrata na disputa presidencial norte-americana desta terça, analistas políticos do país apostam em que os Estados Unidos vão eleger o primeiro presidente negro da sua história. Um levantamento do site Huffington Post reuniu 26 dos mais proeminentes estudiosos da política do país e suas previsões para a votação. Segundo 25 deles, incluindo David Plotz, editor da revista Slate, Charles Mahtesian, do site Politico.com, Arianna Huffington, Mark Halperin e George Stephanopoulos, Obama vai vencer.

Além de acreditarem na vitória do democrata, quase todos os analistas reunidos pelo site dizem que ela vai ser esmagadora, com mais de 300 votos no Colégio Eleitoral, pelo menos 30 a mais do que o mínimo necessário para eleger o próximo presidente.

Apenas um deles, o editor da Weekly Standard, Fred Barnes, acredita de o republicano John McCain vai reverter as pesquisas e ser eleito o novo presidente A margem da vitória, entretanto, vai ser pequena, de 286 votos no Colégio Eleitoral contra 252 de Obama.


Até o final da tarde da véspera do dia de votação, a vantagem de Obama em todas as pesquisas de intenção de voto era marcante. Entre as pesquisas nacionais, as que prevêem a menor vantagem democrata são as da Diageo/Hotline e a de IBD/TIPP, que apontam 5 pontos percentuais de diferença. Algumas, como o Instituto Gallup, chegam a dar vantagem de 11 pontos para Obama. Considerando o formato eleitoral norte-americano, que escolhe o presidente em um Colégio Eleitoral, O Real Clear Politics aponta que Obama teria 338 votos no Colégio Eleitoral, 68 a mais que o mínimo necessário para vencer a eleição. Pelo menos 278 desses votos são apontados como garantidos, e os outros são de estados em que a vantagem de Obama é pequena para garantir sua vitória.

Fonte: G1
Imagem: Agência Reuters

Nenhum comentário: