Acompanhando Interface Ativa!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Confiança do consumidor atinge o menor nível em três anos

Após duas quedas consecutivas, a confiança do consumidor brasileiro atingiu em novembro, às vésperas do Natal, o menor nível da série iniciada em setembro de 2005. Com 96,9 pontos, o índice medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) teve recuo de 4,2% em relação a outubro, quando bateu 101,1, e de 15,2% em relação a novembro do ano passado, quando chegou a 114,3.

O resultado foi puxado principalmente pela pior avaliação do consumidor sobre a situação financeira de sua família e pelo menor ímpeto para compras. Esses fatores ajudaram a derrubar os dois eixos da pesquisa - as avaliações da situação presente e as expectativas para os próximos seis meses.

Também pesou para o resultado uma visão mais pessimista do mercado de trabalho. Em novembro, 37% dos entrevistados disseram acreditar que será mais difícil arranjar emprego nos próximos meses, contra apenas 15,2% que afirmaram que será mais fácil. Há um ano, esses números eram de 22,1% e 17,5%, respectivamente.

Nenhum comentário: