Acompanhando Interface Ativa!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Obama abre sete pontos de vantagem sobre McCain na pesquisa diária

A população norte-americana vai às urnas no próximo dia 4 de novembro para escolher o sucessor de George W. Bush na Presidência dos Estados Unidos. Os senadores Barack Obama e John McCain disputam o cargo pelos dois principais partidos do país, o Democrata e o Republicano.

Barack Obama abriu sete pontos de vantagem sobre o republicano John McCain a cinco dias da eleição presidencial norte-americana, segundo pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada nesta quinta-feira (30).
Obama tem 50% da preferência dos prováveis eleitores, contra 43% de McCain, aumentando a vantagem de cinco pontos que tinha na véspera. A pesquisa ouviu 1.202 pessoas por telefone entre segunda e quarta-feira e tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais. É o segundo dia seguido que a vantagem de Obama sobre McCain aumenta, e o republicano tem sofrido para tentar recuperar a vantagem do democrata, que fica clara em todas as pesquisas nacionais e feitas em estados-chave na disputa eleitoral norte-americana.

A eleição nos EUA é decidida não com base no total de votos diretos, mas pelo Colégio Eleitoral. Apesar disso, as pesquisas nacionais, como a Reuters-Zogby, costumam antecipar a tendência do resultado do colégio eleitoral, segundo analistas.
Fonte: Agência Reuters

Nenhum comentário: