Acompanhando Interface Ativa!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Frio?

O Inverno chega hoje, às 20h59min e se estende pelos meses de julho, agosto e parte de setembro, com uma certeza: os termômetros devem marcar, em média, de 1°C a 2°C a menos do que no ano anterior. A temperatura baixa tem explicação plausível - é o resultado do resfriamento das águas do Oceano Pacífico Sul, onde o fenômeno conhecido por La Niña age tornando as temperaturas muito baixas na região Sul do Brasil, fenômeno que já experimentamos no Outono, quando os termômetros registraram temperatruras de até -5°C nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em Santiago houve noite que os termômetros marcaram -3°C!
Estael Simas, da Central de Meteorologia, explica que La Niña intensifica os ventos na região que abrem caminho para a chegada de massas de ar polar, produzindo tempo seco. A previsão é de que haverá frio e chuvas abaixo da média durante o período.

Hoje,quando inicia o Inverno, acontece a noite mais longa do ano. Vai começar às 17h32min54seg e só vai terminar no sábado, às 7h20min32seg. Serão quase 14h sem que a luz do Sol nos ilumine.

Aliás, falando em temperaturas, há uma história interessante a contar. Santiago é uma cidade com localização e relevo que fogem aos padrões das regiões vizinhas no que diz respeito a temperaturas. Quando trabalhava na Assessoria de Comunicação da ACIS (Associação Comercial, Industrial e de Serviços), na gestão de José Atilio Tamiosso e Elton Doeler, a Diretoria decidiu encaminhar ao jornal Zero Hora a sugestão de incluir Santiago no Mapa Meteorológico, devido à diferenciação das temperaturas em relação às regiões vizinhas. Foi uma luta de quatro anos, mas conseguimos. Porém, ainda a previsão das temperaturas máxima e mínima não condiz com as realmente registradas na cidade. Principalmente no inverno. Em casa, tenho um termômetro muito sensível e confiável - a base fica no interior da residência e há uma estação instalada na área externa que envia a indicação, via ondas de rádio, para a base interna. Hoje o jornal previa a mínima de 13°C. A estação doméstica registrou mínima de 5°C. Uma grande diferença! As previsões do site Climatempo são bem mais aproximadas.

Mais importante que a eficiência da previsão é que temos Santiago no Mapa Meteorológico da ZH!

Nenhum comentário: