Acompanhando Interface Ativa!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Eu recomendo...

O LIVRO DAS CITAÇÕES - Um Breviário de Idéias Replicantes
Eduardo Giannetti

Companhia as Letras

À maneira de um conto renascentista, este é um livro feito inteiramente de fragmentos de outros livros.O prefácio é uma coleção de citações sobre a inutilidade dos prefácios; a conclusão reúne passagens sobre a arte de concluir. Fruto de três décadas de garimpo, tudo nele é tomado de empréstimo — tudo foi cuidadosamente peneirado e pinçado de um patrimônio intelectual abrangendo distintas tradições e 25 séculos de contribuições à filosofia, ciência e literatura universais.

Esta não é uma simples coletânea de provérbios, aforismos ou ditos espirituosos. Trata-se de “um breviário de idéias replicantes”: um livro que identifica um conjunto de feixes temáticos, junta pontos cruciais da árvore genealógica de cada um deles e ilustra com profusão de exemplos — verdadeiras famílias de indagações e conjecturas, reflexões e inquietações humanas — sua capacidade de propagação na história das idéias.O Livro das Citações está estruturado em quatro grandes temas: o uso da linguagem; a busca do saber; a conduta individual e a ética cívica.

Ao longo de 36 capítulos, o leitor poderá perambular prazerosamente ao acaso, como na companhia de um amigo a quem se retorna, e encantar-se com coleções de citações encadeadas que nos levam da “ansiedade do tempo” ao “ponto de vista cósmico”; da “fome execranda do ouro” ao “feitiço da linguagem”; do “elogio do sono” a “amor, sexo, amizade”; de “a civilização entristece” aos “efeitos morais e intelectuais dos trópicos”.

Um comentário:

Froilam de Oliveira disse...

Nívea
há alguns anos, li Auto-engano de Eduardo Gianetti. Gostei muito do livro que o reli.Esse pensador é um economista de primeira linha.
Abç