Acompanhando Interface Ativa!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

The New York Times questiona a soberania do Brasil na Amazônia

Uma reportagem publicada nesse domingo no jornal norte-americano The New York Times afirma que a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia não é patrimônio exclusivo de nenhum país está causando preocupação no Brasil. No texto intitulado "De quem é esta Floresta Amazônica, afinal?", assinado pelo correspondente do jornal, no Rio de Janeiro, Alexei Barrionuevo, o jornal diz que "um coro de líderes internacionais está declarando mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território".

O jornal cita o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore que, em 1989, disse que "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós".
O texto condena, ainda, a postura do presidente Lula, que tenta aprovar uma Lei que restringe o acesso à Amazônia, "impondo um regime de licenças tanto para estrangeiros como para os brasileiros".

Certamente, essa discussão foi redescoberta devido à saída da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reconhecida internacionalmente por sua defesa à Floresta Amazônica. As últimas declarações da ex-ministra sobre a iniqüidade do governo Lula quanto às questões ambientais, em especial em relação à Amazônia, voltam a colocar em xeque a soberania brasileira e de alguns países da América do Sul sobre a floresta.

O artigo do jornalista Alexei Barrionuevo conclui: "É uma briga que deve apenas se tornar mais complicada nos próximos anos, à luz de duas tendências conflituosas: uma demanda crescente por recursos energéticos e uma preocupação crescente com mudanças climáticas e poluição."

Interessados em ler o artigo na íntegra (em inglês), basta acessá-lo através do link abaixo, oficial do jornal americano: http://www.nytimes.com/2008/05/18/weekinreview/

Nenhum comentário: