Acompanhando Interface Ativa!

terça-feira, 15 de abril de 2008

Animais agora podem viajar de ônibus

Apaixonados por cães e gatos não precisam mais esconder seus mascotes quando utilizarem transporte coletivo rodoviário - é só comprarem passagem para os bichinhos. O transporte de animais em ônibus intermunicipais foi regulamentado no dia 10 de abril pelo DAER.

Podem viajar cães e gatos de pequeno porte, com, no máximo, oito quilos. E cães guias (sem limite de peso), desde de acompanhando o dono cego ou com pouca visão. Os animais de até oito quilos deverão ir dentro de uma caixa de fibra de vidro ou similar, medindo 41cm x 36cm x 33cm, que deverá ser posicionada no assoalho, embaixo da poltrona do passageiro.

No embarque o dono deve apresentar um atestado veterinário sobre a saúde do animal que deve estar dentro do prazo de validade, de 15 dias. Na carteira de vacinação deve constar a imunização anti-rábica e polivalente. Cada ônibus pode levar, no máximo, três animais (dois pequenos, dentro de caixas, e um cão guia). Terão preferência os primeiros compradores da passagem.

O passageiro tem a obrigação de manter a higiene da caixa e do animal durante a viagem. Como o animal deve viajar sedado, a dose é prescrita pelo veterinário. O dono aplica as gotas na boca do animal, 30 minutos antes do embarque, o que deixa o bicho sonolento e calmo, porém não desacordado. Fêmeas grávidas ou no cio não poderão ser transportadas.

A Estação Rodoviária de Porto Alegre informa que já começou, embora tímida, a procura por bilhetes para animais. A tarifa dos bichos custa metade da convencional. No prazo de um ano, as empresas de ônibus deverão providenciar, junto às montadoras, locais exclusivos para o transporte de animais.

7 comentários:

Bianca disse...

Olá,

E em ônibus de circulação urbana, podemos levar nossos animais de estimação?

Anônimo disse...

ola,
meu nome ANGELICA
a filha da minha amiga quer trazer a cachorrinha dela de porte pequeno,sera que ela pode tranportar ela de trem na gaiola para animais?

cat disse...

ola eu amo gato mais posso andar de avião com ele

cat disse...

ola eu amo gato mais posso andar de avião com ele

Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá meu cachorro é um shih-tzu de porte medio mais ele ainda é filhote e pesa 4 kilos e meio então eu vou levar ele na caixa de embarcação e etc mais não posso seda-lo porque a viagem é de 3.000 kilometros é lá pra mato grosso do norte enttão queria saber como eu faço nessa situação ? e a empresa eucatur deixa levar de baixo dos bancos do onibus ? att bianca

Anônimo disse...

Preciso viajar de rondonopolis mt p Itapua em rondonia e levar comigo dois filhotes de puldo possolevar eles no ônibus comigo